PRESIDÊNCIA
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 14/04/2008 |
Título do Cargo: Presidente | |
Departamento: Presidência | |
2. Missão do Cargo | |
Presidir a empresa, estabelecendo normas e diretrizes efetivas, acompanhar Políticas das Gerências e Diretoria para aferição do Planejamento Organizacional, para que aja um total sucesso desde os objetivos até os resultado pré-determinados. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Presidir, planejar, dirigir, controlar, todas as atividades da empresa; Estabelecer estratégias, políticas, programas e planos de curto, médio e longo prazo, obtendo a visão necessária para o bom desempenho da empresa; viabilizar novos negócios e permitir o desenvolvimento contínuo da empresa; sempre se mantendo atualizado com relação às oportunidades, acompanhando os fatores políticos e econômicos do mercado, para uma melhor sintonia à concretização das mudanças necessárias; Estruturar a missão e valores da empresa e definir as estratégias de acreditação do alto nível na empresa para estabelecer e fixar a filosofia e política da empresa, havendo uma transparência voltada a todos que tem ou que possam ter contato com a empresa: ex: clientes, concorrentes, fornecedores etc, e principalmente para todos os funcionários da empresa. Ajustar a Angariação de Patrocínios, juntamente com a construção do portal da empresa a fim de uma ampla condição de apresentação e comunicação na empresa , tanto na parte interna, como também na parte externa; Conduzir o desenvolvimento executivo, tecnológico e solicitar pesquisas, cobrar e acompanhar os resultados; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 14/04/2008 |
Título do Cargo: Gerente Geral | |
Departamento: Gerência | |
2. Missão do Cargo | |
Determinar, organizar e controlar programas estratégicos e administrativos da empresa. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Gerenciar programas de atuação de toda área administrativa; desenvolvendo meios de estar sempre muito bem informado, de exatamente tudo o que acontece na empresa; Manter uma boa comunicação com todos os Gerentes e Supervisores, formalmente e informalmente, com todos os outros funcionários; para que não escape nenhum fator de seu controle; Convocar e presidir as reuniões da Assembléia Geral e da Diretoria exercendo o voto de qualidade e flexibilidades para as mudanças a fim de aumentar cada vez mais a credibilidade dos produtos e serviços determinados abrindo espaço para as mudanças inevitáveis e extremamente necessárias; Manter-se em contato com o Diretor, e demais Gerências, a conferir o andamento de toda rotina, como nas execuções no que se refere aos planos estratégicos estabelecidos na inúmeras reuniões que gerenciar; efetivar competência também para uma eficácia comunicação com o presidente da empresa; Coordenar os fatores de normalização da empresa, selecionando uma Comissão a ser preparada e executar todas as tarefas referente ao assunto, a evitar problemas jurídicos para empresa; Racionalizar e avaliar custo benefício para a empresa, acompanhado todos os resultados dos orçamentos pré-estabelecidos; Apresentar anualmente na Assembléia Geral Ordinária e em nome da Diretoria o relatório de contas, balanço e demonstrativo do último exercício; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 14/04/2008 |
Título do Cargo: Diretor | |
Departamento: Diretoria | |
2. Missão do Cargo | |
Organizar e controlar as atividades das diversas áreas de apoio administrativo da empresa. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Dirigir, organizar e controlar as atividades de Gestão dos Recursos Administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços de apoio administrativos, tendo em vista os objetivos da organização; Desenvolver e apresentar novos valores com coerência, viabilizando sempre o crescimento e desenvolvimento da empresa; Tomar as decisões mais complexas, tendo como objetivo: prazo x qualidade, para isso, estar em total pratica em acompanhar todos os desenvolvimentos tecnológicos no que se refere ao segmento em questão, estar atendo à administração do tempo , custo e beneficio referente a todo e qualquer planejamento estratégico para empresa; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 14/04/2008 |
Título do Cargo: Secretária Executiva | |
Departamento: Secretaria | |
2. Missão do Cargo | |
Executar tarefas de apoio à Presidência e Diretoria. | |
3. Descrição das Tarefas | |
Receber ligações telefônicas destinadas a seu departamento, filtrando os assuntos e encaminhando a ligação conforme a disponibilidade da pessoa procurada, dando a solução mais apropriada em cada caso; Fazer ligações externas e internas, diretamente ou através da telefonista, transferindo a ligação para o solicitante ou transmitindo o recado quando necessário; Preparar correspondências, tabelas, comunicadas e outros documentos, bem como providenciar a reprodução e circulação dos mesmos; Organizar e manter registros da agenda dos gerentes, dispondo horários de reuniões, avisando as pessoas participantes previamente sobre datas e horários; Atender ao público, interno e externo, identificando os visitantes e os assuntos a serem tratados, para o encaminhamento aos respectivos setores da empresa; Providenciar o pagamento de compras efetuadas pelo seu setor, bem como solicitar adiantamentos para despesas de viagem, preparando os respectivos relatórios de despesas efetuadas para prestação de contas; Diligenciar reservas de passagens aéreas, hotéis e de automóvel; Abrir malotes internos e externos, verificando os destinatários e providenciando a entrega das correspondências aos respectivos destinatários em tempo hábil; Organizar e manter o arquivo do departamento, para a guarda de documentos e facilidade de consulta; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data:17/04/2008 |
Título do Cargo: Assessor Jurídico | |
Departamento: “Staff” Presidência | |
2. Missão do Cargo | |
Prestar assessoria jurídica nas áreas comercial, cível, tributária, trabalhista etc., tanto nos aspectos preventivos quanto na administração do contencioso, sugerindo medidas a tomar, visando resguardar os interesses e dar segurança jurídica aos atos e decisões da empresa. |
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3. Responsabilidades | |
Administrar o contencioso da empresa, em todas as instâncias, acompanhando os processos administrativos e judiciais, preparando recursos, impetrando mandados de segurança ou tomando as providências necessárias para garantir os direitos e interesses da empresa; Analisar todos os tipos de contratos firmados pela empresa e avaliar os riscos envolvidos, visando garantir uma situação de segurança jurídica em todas as negociações e contratos firmados com terceiros; Orientar todas as áreas da empresa, em questões relacionadas com a área jurídica, visando garantir que as decisões e procedimentos adotados estejam dentro da lei; Acompanhar a participação nos processos licitatórios, tomando todas as providências necessárias para resguardar os interesses da empresa, inclusive fazendo impugnações quando necessário; Recomendar procedimentos internos, com objetivos preventivos, visando manter as atividades da empresa dentro da legislação e evitar prejuízos; Analisar a situação de clientes potencialmente inadimplentes, fazendo as recomendações pertinentes às áreas envolvidas, visando evitar o aumento dos créditos de liquidação duvidosa; Coordenar os escritórios de assessores jurídicos externos, contratando advogados em outras localidades, acompanhando processos e dando toda a orientação necessária em cada caso; Assessorar nas negociações para compra e venda de imóvel; Redigir correspondências que envolvam aspectos jurídicos relevantes; Preparar defesas administrativas de cunho fiscal, junto aos órgãos envolvidos; |
RECURSOS HUMANOS
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Gerente de Recursos Humanos | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Planejar e coordenar as atividades da área de Recursos Humanos; controlar o clima organizacional; visando a criar as condições para que a empresa possa recrutar; desenvolver; treinar e motivar os recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento; |
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3. Descrição das Tarefas | |
Dirigir; planejar; organizar e controlar as atividades de recursos humanos, através da definição de normas e políticas, que visem dotar a empresa de uma força de trabalho qualificada e eficaz; Estabelecer diretrizes para implantação e / ou desenvolvimento de programas de administração de salários e benefícios; treinamento, desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, planos de carreira; Planejar e supervisionar todas as atividades desenvolvidas pelas áreas de seleção, administração de pessoas, recrutamento, treinamento e desenvolvimento, medicina do trabalho, assistência social, salários e benefícios; Coordenar e implementar programas de treinamento e desenvolvimento gerencial e operacional, visando a assegurar o constante aprimoramento do desempenho e motivação dos recursos humanos de sucessão nos diversos cargos chaves; Definir critérios, procedimentos e coordenar o processo de recrutamentos e seleção de pessoal, visando a assegurar a qualidade do pessoal contratado pela empresa; Coordenar os programas de assistência a funcionários, envolvendo assistência médica e odontológica e outros programas de assistência social, visando dar aos funcionários condições de maior motivação e desempenho no trabalho; Contribuir com recomendações para a definição das políticas de remuneração e benefícios da empresa, coordenando a administração de cargos e salários, visando a assegurar o equilíbrio interno e a competitividade externa das práticas de remuneração da empresa; Coordenar as atividades de medicina do trabalho, visando reduzir e eliminar as condições inseguras ou de riscos à inteligência física e saúde dos funcionários; Participar na concepção de desenvolvimento de novos projetos ou ações, envolvendo o elemento humano, tais como comunicações, mediação de conflitos, monitoração do clima organizacional; Conduzir os processos de negociação coletiva junto a entidades sindicais, em conjunto com área jurídica, para celebração de acordos coletivos de trabalho. Manter controles e relatórios analíticos sobre a evolução do quadro e custos de pessoal, bem como de rotatividade de pessoal e outras ocorrências relevantes; Acompanhar os processos trabalhistas, fornecendo todas as informações necessárias para a defesa, indicando representante da empresa, visando garantir os direitos e interesses da empresa; Acompanhar a legislação trabalhista e assegurar sua correta aplicação e entendimento por parte da empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Analista de Administração de Pessoal | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Responsável pela aplicação e cumprimento das normas de disciplina e pelo controle dos serviços relacionados à administração de pessoal. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Analisar, aplicar e controlar as normas de disciplinas estipuladas pela empresa à administração de pessoal, relacionados a serviços como: elaboração dos cálculos da folha de pagamento, recolhimento de tributos, relatórios e estatísticas internas ( exigidos pela legislação ), admissões / rescisões contratuais, abonos e férias de funcionários, manter as relações entre empresa e empregado de acordo com legislação vigente e normas da empresa; Manter atualizado o sistema computadorizado utilizado pelo Depto. Pessoal, em conjunto com a área de informática, visando a atender às modificações na legislação ou procedimentos da empresa; Assessorar a área jurídica nas defesas em processos trabalhistas, multas do Ministério do Trabalho, atuando como ou indicando o representante da empresa, visando a melhor solução das pendências, tanto no aspecto estratégico quanto financeiro; Supervisionar a preparação e entrega de todas as informações acessórias exigidas pelos diversos órgãos governamentais ( Ministério do trabalho, INSS, MEC, SESI,etc ), visando ao cumprimento de exigências legais; Orientar todos os setores da empresa quanto a aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, repassando as modificações ocorridas, visando ao seu adequado cumprimento; Atender a empregados em questão relacionadas com normas e procedimentos da empresa, dando a orientação ou solução devida; Atender a fiscalização trabalhista e previdenciária, fornecendo as informações e documentos solicitados; Controlar o plano de benefícios sociais oferecidos pela empresa e fazer as inclusões e exclusões de beneficiários, visando a garantir sua operacionalização e os descontos em folha de pagamento; Controlar os índices de absenteísmo, analisando e avaliando cada situação em conjunto coma s demais áreas; Analisar e controlar contratos e convênios de assistência médica, odontológica e hospitalar e com farmácia, visando ao cumprimento dos contratos bem como a identificação de necessidade de modificação e ou implantação de novos benefícios sociais; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Analista de Recrutamento e Seleção | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Determinar, coordenar as atividades de recrutamento e seleção de pessoal, visando estabelecer um quadro de profissionais qualificados que atendam às necessidades do crescimento e desenvolvimento da empresa. | |
3. Descrição das Tarefas | |
Assessorar a Diretoria e setores da empresa em atividades como planejar e contratar; Elaborar relatórios gerenciais, com informações e dados estatísticos sobre o setor, visando fornecer subsídio para decisões e correções de políticas ou procedimento na área de Recursos Humanos; Identificar , analisar e planejar as funções, tarefas e operações típicas e ocupações; Determinar e organizar testes e provas, desenvolver laudos de avaliação psicológica e de potencial dos candidatos., completar com observações e recomendações com relação à indicação do mesmo; Avaliar currículos, realizar entrevistas e sondar as aptidões e capacidade profissional, levantar as causas de rotatividade e outros fatores que possam influir no comportamento dos funcionários; Analisar padrões para aproveitamento de candidatos, selecionar fontes de recrutamento; Verificar juntamente com Cargos e Salários, níveis adequados de remuneração para contratação; Realizar entrevistas de desligamento, visando identificar as causas de rotatividade e propor ações ou programas para corrigir distorções de procedimentos e manter os níveis de rotatividade sob controle; Desenvolver e realizar pesquisas de atitudes e percepção, visando identificar pontos de insatisfação e propor as ações corretivas necessárias; Participar do processo de concepção e desenvolvimento de novos projetos e ações, envolvendo o elemento humano, tais como comunicação, mediação de conflitos, monitoração do clima organizacional entre outros do mesmo nível. |
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Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Analísta de Treinamento e Desenvolvimento | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Coordenar e executar atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, visando contribuir para a manutenção de um quadro de profissionais e que atendam às necessidades de crescimento e desenvolvimento da empresa. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Gerenciar e responder pela implantação e acompanhamento de programas que visem desenvolver e treinar a mão-de-obra disponível da empresa; Planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão; Elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, definir metodologia, recursos, instruções e selecionar instrutores; Elaborar programas de avaliação de desempenho e de identificação de potencial, a fim de nortear o crescimento profissional dos empregados; Avaliar os resultados de seu trabalho e recomendar novos programas em sua área de atuação; Implantar programas de treinamento e / ou aperfeiçoamento de pessoal para todas as áreas da empresa, assim como desenvolver novos programa de acordo com os objetivos da empresa; Elaborar orçamentos para treinamento externo e cronograma de programação. Analisar os programas oferecidos pela empresa para todos os níveis hierárquicos; Elaborar relatórios gerenciais, com informações e dados estatísticos sobre recursos humanos, visando fornecer subsídios para decisões e correções de políticas ou procedimentos; Atuar como Instrutor de Cursos ou Palestras relacionados com a área de Recursos Humanos; Levantar e organizar informações sobre os cursos oferecidos no mercado e instrutores organizando o processo de contratação: Organizar os recursos instrucionais para os eventos de treinamento: projetos, equipamentos de vídeo e áudio, montagem de manuais, apostilas, material de distribuição avulsa, certificado de presença e outros materiais para treinamento; Convocar treinados para participação nos cursos realizados, registros de participantes, instrutores, despesas, entre outros; |
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Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Analista de Salários e Benefícios | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Analisar, gerenciar, planejar e controlar, as atividades relacionadas com Administração Salarial e de Benefícios. | |
3. Descrição das Tarefas | |
Responsável pela Administração da Remuneração e Benefícios; Observar as políticas e diretrizes estabelecidas pela empresa, visando contribuir para a manutenção do equilíbrio interno e a complexidade externa das práticas de remuneração da empresa e a motivação e desenvolvimento profissional dos seus recursos humanos; Recomendar, implantar e efetuar a manutenção de planos de carreira e estrutura de cargos e salários. Analisar o equilíbrio interno e externo disponíveis de remuneração e benefícios, através da realização ou participação de pesquisa, recomendando cursos de ações a serem tomadas; Contribuir para o aprimoramento do desempenho dos recursos humanos, fornecendo subsídios para os processos de promoções e sucessões e programas de treinamento através do acompanhamento da evolução da carreira profissional de cada funcionário dentro da estrutura de cargos da empresa; Coordenar a elaboração à atualização de tabelas salariais, com embasamento na política definida para empresa, incluindo estudos e simulações de alterações e seus impactos nos custos de pessoal, visando subsidiar as decisões relacionadas com ajustes e enquadramentos salariais; Participar dos Comitês de Avaliação de cargos, coordenando os trabalhos ou fornecendo informações para facilitar o processo de avaliação e classificação de cargos, visando à manutenção da estrutura de cargos e salários; Orientar e acompanhar os processos de definição da remuneração nos casos de admissão, promoção e transferência de funcionários, e observar as normas e diretrizes do Plano de Cargos & Salários; Acompanhar a evolução da estrutura de cargos e do quadro de pessoal, visando fornecer subsídios para as decisões relacionadas com organização, reestruturação, fusão ou cisão de departamentos ou divisões da empresa; Acompanhar a legislação trabalhista, com relação ao PAT, assegurando sua correta aplicação, visando assegurar o cumprimento da legislação específica; Supervisionar as atividades de análise, descrição, avaliação e classificação dos cargos: preparar tabelas, faixas salariais e procedimentos para movimentação salarial; Preparar estudos referentes à evolução dos salários em relação aos indicadores econômicos; Elaborar estudos relativos às práticas salariais adotadas pelo mercado e analisar a posição da empresa; Supervisionar a aquisição dos Vales Refeição e Vales Transportes, através de contratos com empresas fornecedoras, providenciando a distribuição dos benefícios aos funcionários; |
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Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Assistente de Administração de Pessoal | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Executar as atividades Administrativas do departamento pessoal, orientar os funcionários com relação às normas da empresa dentro da legislação pertinente, visando o cumprimento das mesmas. | |
3. Descrição das Tarefas | |
Executar tarefas relacionadas à administração de pessoal da empresa; Controlar os cálculos da folha de pagamento, encargos trabalhistas, rescisões, férias, guia de recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal, visando o cumprimento dos prazos e determinações legais; Manter atualizado o cadastro de funcionários; Controlar todos os valores, a serem descontados em folha de pagamento, tais como farmácia, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, adiantamento salarial entre outros, visando a correta quitação desses débitos; Classificar a folha de pagamento, conforme o plano de contas, para processamento através da contabilidade; Controlar o convênio de assistência médica, coletando os dados e preparando o processo para as inclusões solicitadas, distribuindo as carteiras e informando aos usuários sobre o funcionamento do benefício; Emitir relação para crédito em conta corrente bancária dos funcionários; Emitir relatórios mensais com dados da Folha de Pagamento para efeitos de contabilização e controle de custos; Preparar relatórios de DIRF, RAIS, Informe de Rendimentos, CAGED e outras obrigações acessórias relacionadas com a folha de pagamento; Efetuar cálculos de rescisões, férias e outros relacionados com a folha; |
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Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data:17/04/2008 |
Título do Cargo: Assistente de Recrutamento e Seleção | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Exercer atividades de apoio na área de recrutamento e seleção. | |
3. Descrição das Tarefas | |
Executar as atividades elaboradas para a concretização dos objetivos do setor; Impressão dos relatórios elaborados e necessários para controle organizacional; Agendar os candidatos para processo seletivo; Prestar esclarecimento sobre vagas existentes; Organizar a recepção de candidatos, triagem; Acompanhar o preenchimento das propostas de emprego; Orientar candidatos e aplicar testes e provas, organizar currículos; Anotar observações para facilitar a avaliação; Encaminhar o candidato para a entrevista com o selecionador; encaminhar os candidatos aprovados para exames médicos e informá-los sobre documentos a serem apresentados; Elaborar o treinamento dos quadros da empresa, para assegurar bons níveis de satisfação e adaptação ao trabalho executado; Conduzir programas de treinamento e integração de novos funcionários, visando sua rápida adaptação e entrosamento com as respectivas equipes; |
Descrição de Cargo | |
1. Identificação | Data: 17/04/2008 |
Título do Cargo: Assistente Treinamento e Desenvolvimento | |
Departamento: Recursos Humanos | |
2. Missão do Cargo | |
Executar os procedimentos de apoio administrativo-operacional, das atividades das áreas de treinamento e desenvolvimento. |
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3. Descrição das Tarefas | |
Executar serviços diversos de treinamento, abrangendo digitação de textos, manuais, apostilas, fichas de controle, material para curso, e preparação das salas; Auxiliar no levantamento de necessidades de treinamento junto ás áreas envolvidas; providenciar a elaboração dos certificação dos respectivos cursos; Preparar cronograma mensal de treinamento, programação de treinamento e convocações ou convites para treinamentos, enviar material para os devidos setores da empresa; Organizar o local de treinamento, preparar todos os recursos necessários para o instrutor ; Preparar material didático, como apostilas, material de distribuição avulsa, certificados de presença; Separar lanche e café para os participantes; Efetuar controle de presença de treinados dos cursos, fazendo anotações em registros próprios ou utilizando sistema de computador; Manter controles e banco de dados sobre atividades e treinamentos ministrados, atualizando os dados cadastrais dos funcionários no que se relaciona ao treinamento; Fazer a inscrição de participantes em cursos externos, tomando as providências relacionadas com datas, transportes, despesas e fornecendo as informações necessárias aos participantes; Manter atualizadas as informações sobre custos mensais e treinamento; Manter cadastro de entidades fornecedora da área de treinamento; |
Interessante toda a descrição apresentada. Gostei. Apreciaria receber mais informações
Muito bom ! Adorei o blog, espero receber sempre atualizações.
Gostei muito, será que teria como me encaminhar a descrição do Cargo Analista de Custo Pleno
Gostei muito das descrições.
parabens cara ajudo muito otimo trabalho
Perfeito estas descrições de cargos, parabéns para equipe!
Bem colocado cada descrição, belo trabalho.