Implementação – DESCRIÇÃO DE CARGOS

 

PRESIDÊNCIA

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 14/04/2008
 Título do Cargo:     Presidente
 Departamento:       Presidência
 2. Missão do Cargo
 

Presidir a empresa, estabelecendo normas e diretrizes efetivas, acompanhar Políticas das Gerências e Diretoria para aferição do Planejamento Organizacional, para que aja um total sucesso desde os objetivos até os resultado pré-determinados.

 3. Descrição das Tarefas
 

Presidir, planejar, dirigir, controlar, todas as atividades da empresa;

Estabelecer estratégias, políticas, programas e planos de curto, médio e longo prazo, obtendo a visão necessária para o bom desempenho da empresa; viabilizar novos negócios e permitir o desenvolvimento contínuo da empresa; sempre se mantendo atualizado com relação às oportunidades, acompanhando os fatores políticos e econômicos do mercado, para uma melhor sintonia  à concretização das mudanças necessárias; Estruturar a missão e valores da empresa e definir as estratégias de acreditação do alto nível na empresa para estabelecer e fixar a filosofia e política da empresa,  havendo uma transparência voltada a todos que tem ou que possam ter contato com a empresa: ex: clientes, concorrentes, fornecedores etc, e principalmente para todos os funcionários da empresa. Ajustar a Angariação de Patrocínios,  juntamente com a construção do portal da empresa a fim de uma ampla condição de apresentação  e comunicação na empresa , tanto na parte interna, como também na parte externa; Conduzir o desenvolvimento executivo, tecnológico  e  solicitar pesquisas, cobrar  e acompanhar os resultados;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 14/04/2008
 Título do Cargo:   Gerente Geral
 Departamento:     Gerência
 2. Missão do Cargo
 

Determinar, organizar e controlar programas estratégicos e administrativos da empresa.

 3. Descrição das Tarefas
 

Gerenciar programas de atuação de toda área administrativa; desenvolvendo meios de estar sempre muito bem informado, de exatamente tudo o que acontece na empresa; Manter uma boa comunicação com todos os Gerentes e Supervisores, formalmente e informalmente, com todos os outros funcionários; para que não escape nenhum fator de seu controle;

Convocar e presidir as reuniões da Assembléia Geral e da Diretoria exercendo o voto de qualidade e flexibilidades para as mudanças a fim de aumentar cada vez mais a credibilidade dos produtos e serviços determinados abrindo espaço para as mudanças inevitáveis e extremamente necessárias;

Manter-se em contato com o Diretor, e demais Gerências, a conferir o andamento de toda rotina, como nas execuções no que se refere aos planos estratégicos estabelecidos na inúmeras reuniões que gerenciar; efetivar competência também para uma eficácia comunicação com o presidente da empresa;

Coordenar os fatores de normalização da empresa, selecionando uma Comissão a ser preparada e executar todas as tarefas referente ao assunto,  a  evitar problemas jurídicos para empresa;

Racionalizar e avaliar custo benefício para a empresa, acompanhado todos os resultados dos orçamentos pré-estabelecidos;

Apresentar anualmente na Assembléia Geral Ordinária e em nome da Diretoria o relatório de contas, balanço e demonstrativo do último exercício;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 14/04/2008
 Título do Cargo: Diretor
 Departamento:   Diretoria
 2. Missão do Cargo
 

Organizar e controlar as atividades das diversas áreas de apoio administrativo da empresa.

 3. Descrição das Tarefas
 

Dirigir, organizar e controlar as atividades de Gestão dos Recursos Administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços de apoio administrativos, tendo em vista os objetivos da organização;

Desenvolver e apresentar novos valores com coerência, viabilizando sempre o crescimento e desenvolvimento da empresa;

Tomar as decisões mais complexas, tendo como objetivo: prazo x qualidade, para isso, estar em total pratica  em acompanhar todos os desenvolvimentos tecnológicos no que se refere ao segmento em questão, estar atendo à administração do tempo , custo e beneficio referente a todo e qualquer planejamento estratégico para empresa;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 14/04/2008
 Título do Cargo:    Secretária Executiva
 Departamento:      Secretaria
 2. Missão do Cargo
Executar tarefas de apoio à Presidência e Diretoria.
 3. Descrição das Tarefas
 

Receber ligações telefônicas destinadas a seu departamento, filtrando os assuntos e encaminhando a ligação conforme a disponibilidade da pessoa procurada, dando a solução mais apropriada em cada caso; Fazer ligações externas e internas, diretamente ou através da telefonista, transferindo a ligação para o solicitante ou transmitindo o recado quando necessário; Preparar correspondências, tabelas, comunicadas e outros documentos, bem como providenciar a reprodução e circulação dos mesmos; Organizar e manter registros da agenda dos gerentes, dispondo horários de reuniões, avisando as pessoas participantes previamente sobre datas e horários; Atender ao público, interno e externo, identificando os visitantes e os assuntos a serem tratados, para o encaminhamento aos respectivos setores da empresa; Providenciar o pagamento de compras efetuadas pelo seu setor, bem como solicitar adiantamentos para despesas de viagem, preparando os respectivos relatórios de despesas efetuadas para prestação de contas;

Diligenciar reservas de passagens aéreas,  hotéis e de automóvel;

Abrir malotes internos e externos, verificando os destinatários e providenciando a entrega das correspondências aos respectivos destinatários em tempo hábil;

Organizar e manter o arquivo do departamento, para a guarda de documentos e facilidade de consulta;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data:17/04/2008
 Título do Cargo:    Assessor Jurídico
 Departamento:     “Staff”  Presidência
 2. Missão do Cargo
 

Prestar assessoria jurídica nas áreas comercial, cível, tributária, trabalhista etc., tanto nos aspectos preventivos quanto na administração do contencioso, sugerindo medidas a tomar, visando resguardar os interesses e dar segurança jurídica aos atos e decisões da empresa.

 3. Responsabilidades
 

Administrar o contencioso da empresa, em todas as instâncias, acompanhando os processos administrativos e judiciais, preparando recursos, impetrando mandados de segurança ou tomando as providências necessárias para garantir os direitos e interesses da empresa;

Analisar todos os tipos de contratos firmados pela empresa e avaliar os riscos envolvidos, visando garantir uma situação de segurança jurídica em todas as negociações e contratos firmados com terceiros;

Orientar todas as áreas da empresa, em questões relacionadas com a área jurídica, visando garantir que as decisões e procedimentos adotados estejam dentro da lei;

Acompanhar a participação nos processos licitatórios, tomando todas as providências necessárias para resguardar os interesses da empresa, inclusive fazendo impugnações quando necessário;

Recomendar procedimentos internos, com objetivos preventivos, visando manter as atividades da empresa dentro da legislação e evitar prejuízos;

Analisar a situação de clientes potencialmente inadimplentes, fazendo as recomendações pertinentes às áreas envolvidas, visando evitar o aumento

dos créditos de liquidação duvidosa;

Coordenar os escritórios de assessores jurídicos externos, contratando

advogados em outras localidades, acompanhando processos e dando toda a orientação necessária em cada caso;

Assessorar nas negociações para compra e venda de imóvel;

Redigir correspondências que envolvam aspectos jurídicos relevantes;

Preparar defesas administrativas de cunho fiscal, junto aos órgãos envolvidos;

 

RECURSOS HUMANOS

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo:    Gerente de Recursos Humanos
 Departamento:       Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
 

Planejar e coordenar as atividades da área de Recursos Humanos; controlar o clima organizacional; visando a criar as condições para que a empresa possa recrutar; desenvolver; treinar e motivar os recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento;

 3. Descrição das Tarefas
 

Dirigir; planejar; organizar  e controlar as atividades de recursos humanos, através da definição de normas e políticas, que visem dotar a empresa de uma força de trabalho qualificada e eficaz;

Estabelecer diretrizes para implantação e / ou desenvolvimento de programas de administração de salários e benefícios; treinamento, desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, planos de carreira;

Planejar e supervisionar todas as atividades desenvolvidas pelas áreas de seleção, administração de pessoas, recrutamento, treinamento e desenvolvimento, medicina do trabalho, assistência social, salários e benefícios;

Coordenar e implementar programas de treinamento e desenvolvimento gerencial e operacional, visando a assegurar o constante aprimoramento do desempenho e motivação dos recursos humanos de sucessão nos diversos cargos chaves;

Definir critérios, procedimentos e coordenar o processo de recrutamentos e

seleção de pessoal, visando a assegurar a qualidade do pessoal contratado pela empresa;

Coordenar os programas de assistência a funcionários, envolvendo assistência médica e odontológica e outros programas de assistência social, visando dar aos funcionários condições de maior motivação e desempenho no trabalho;

Contribuir com recomendações para a definição das políticas de remuneração e benefícios da empresa, coordenando a administração de cargos e salários, visando a assegurar o equilíbrio interno e a competitividade externa das práticas de remuneração da empresa;

Coordenar as atividades de medicina do trabalho, visando reduzir e eliminar as condições inseguras ou de riscos à inteligência física e saúde dos funcionários;

Participar na concepção de desenvolvimento de novos projetos ou ações, envolvendo o elemento humano, tais como comunicações, mediação de conflitos, monitoração do clima organizacional;

Conduzir os processos de negociação coletiva junto a entidades sindicais, em conjunto com área jurídica, para celebração de acordos coletivos de trabalho.

Manter controles e relatórios analíticos sobre a evolução do quadro e custos de pessoal, bem como de rotatividade de pessoal e outras ocorrências relevantes;

Acompanhar os processos trabalhistas, fornecendo todas as informações necessárias para a defesa, indicando representante da empresa, visando garantir os direitos e interesses da empresa;

Acompanhar a legislação trabalhista e assegurar sua correta aplicação e entendimento por parte da empresa, visando contribuir para minimização do contencioso jurídico-trabalhista;

 

 

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo: Analista de Administração de Pessoal
 Departamento:   Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
 

Responsável pela aplicação  e cumprimento das normas de disciplina e pelo controle dos serviços relacionados à administração de pessoal.

 3. Descrição das Tarefas
 

Analisar, aplicar e controlar as normas de disciplinas estipuladas pela empresa à administração de pessoal, relacionados a serviços como:

elaboração dos cálculos da folha de pagamento, recolhimento de tributos, relatórios e estatísticas internas ( exigidos pela legislação ), admissões / rescisões contratuais, abonos e férias de funcionários, manter as relações entre empresa e empregado de acordo com legislação vigente e normas da empresa;

Manter atualizado o sistema computadorizado utilizado pelo Depto. Pessoal, em conjunto com a área de informática, visando a atender às modificações na legislação ou procedimentos da empresa;

Assessorar a área jurídica nas defesas em processos trabalhistas, multas do Ministério do Trabalho, atuando como ou indicando o representante da empresa, visando a melhor solução das pendências, tanto no aspecto estratégico quanto financeiro;

Supervisionar a preparação e entrega de todas as informações acessórias exigidas pelos diversos órgãos governamentais ( Ministério do trabalho, INSS, MEC, SESI,etc ), visando ao cumprimento de exigências legais;

Orientar todos os setores da empresa quanto a aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, repassando as modificações ocorridas, visando ao seu adequado cumprimento;

Atender a empregados em questão relacionadas com normas e procedimentos da empresa, dando a orientação ou solução devida;

Atender a fiscalização trabalhista e previdenciária, fornecendo as informações e documentos solicitados;

Controlar o plano de benefícios sociais oferecidos pela empresa e fazer as inclusões e exclusões de beneficiários, visando a garantir sua operacionalização e os descontos em folha de pagamento;

Controlar os índices de absenteísmo, analisando e avaliando cada situação em conjunto coma s demais áreas;

Analisar e controlar contratos e convênios de assistência médica, odontológica e hospitalar e com farmácia, visando ao cumprimento dos contratos bem como a identificação de necessidade de modificação e ou implantação de novos benefícios sociais;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo:   Analista de Recrutamento e Seleção
 Departamento:     Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
Determinar, coordenar  as atividades de recrutamento e seleção de pessoal, visando estabelecer um quadro de profissionais qualificados que atendam às necessidades do crescimento e desenvolvimento da empresa.
 3. Descrição das Tarefas
 

Assessorar a Diretoria e setores da empresa em atividades como planejar

e contratar;

Elaborar relatórios gerenciais, com informações e dados estatísticos sobre o setor, visando fornecer subsídio para decisões e correções de políticas ou procedimento na área de Recursos Humanos;

Identificar , analisar e planejar as funções, tarefas e operações típicas e ocupações;

Determinar e organizar  testes e provas, desenvolver laudos de avaliação psicológica e de potencial dos candidatos., completar com observações e recomendações com relação à indicação do mesmo;

Avaliar currículos, realizar entrevistas e sondar as aptidões e capacidade profissional, levantar as causas de rotatividade e outros fatores que possam influir no comportamento dos funcionários;

Analisar padrões para aproveitamento de candidatos, selecionar fontes de recrutamento;

Verificar juntamente com Cargos e Salários, níveis adequados de remuneração para contratação;

Realizar entrevistas de desligamento, visando identificar as causas de rotatividade e propor ações ou programas para corrigir distorções de procedimentos e manter os níveis de rotatividade sob controle;

Desenvolver e realizar pesquisas de atitudes e percepção, visando identificar pontos de insatisfação e propor as ações corretivas necessárias;

Participar do processo de concepção e desenvolvimento de novos projetos e ações, envolvendo o elemento humano, tais como comunicação, mediação de conflitos, monitoração do clima organizacional entre outros do mesmo nível.

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo:    Analísta de Treinamento e Desenvolvimento
 Departamento:      Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
 

Coordenar e executar atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, visando contribuir para a manutenção de um quadro de profissionais e que atendam às necessidades de crescimento e desenvolvimento da empresa.

 3. Descrição das Tarefas
 

Gerenciar e responder pela implantação e acompanhamento de programas que visem desenvolver e treinar a mão-de-obra disponível da empresa;

Planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão;

Elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, definir metodologia, recursos, instruções e selecionar instrutores;

Elaborar programas de avaliação de desempenho e de identificação de potencial, a fim de nortear o crescimento profissional dos empregados;

Avaliar os resultados de seu trabalho e recomendar novos programas em sua área de atuação;

Implantar programas de treinamento e / ou aperfeiçoamento de pessoal para todas as áreas da empresa, assim como desenvolver novos programa de acordo com os objetivos da empresa;

Elaborar orçamentos para treinamento externo e cronograma de programação.

Analisar os programas oferecidos pela empresa para todos os níveis

hierárquicos;

Elaborar relatórios gerenciais, com informações e dados estatísticos sobre recursos humanos, visando fornecer subsídios para decisões e correções de políticas ou procedimentos;

Atuar como Instrutor de Cursos ou Palestras relacionados com a área de Recursos Humanos;

Levantar e organizar informações sobre os cursos oferecidos no mercado e instrutores organizando o processo de contratação:

Organizar os recursos instrucionais para os eventos de treinamento: projetos,

equipamentos de vídeo e áudio, montagem de manuais, apostilas, material de distribuição avulsa, certificado de presença e outros materiais para treinamento;

Convocar treinados para participação nos cursos realizados, registros de

participantes, instrutores, despesas, entre outros;

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo:    Analista de Salários e Benefícios
 Departamento:      Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
Analisar, gerenciar, planejar e controlar,  as atividades relacionadas com Administração Salarial e de Benefícios.
 3. Descrição das Tarefas
 

Responsável pela Administração da Remuneração e Benefícios;

Observar as políticas e diretrizes estabelecidas pela empresa, visando contribuir para a manutenção do equilíbrio interno e a complexidade externa das práticas de remuneração da empresa e a motivação e desenvolvimento profissional dos seus recursos humanos;

Recomendar, implantar e efetuar a manutenção de planos de carreira e estrutura de cargos e salários. Analisar o equilíbrio interno e externo disponíveis de remuneração e benefícios, através da realização ou participação de pesquisa, recomendando cursos de ações a serem tomadas;

Contribuir para o aprimoramento do desempenho dos recursos humanos, fornecendo subsídios para os processos de promoções e sucessões e programas de treinamento através do acompanhamento da evolução da carreira profissional de cada funcionário dentro da estrutura de cargos da empresa;

Coordenar a elaboração à atualização de tabelas salariais, com embasamento na política definida para empresa, incluindo estudos e simulações de alterações e seus impactos nos custos de pessoal, visando subsidiar as decisões relacionadas com ajustes e enquadramentos salariais;

Participar dos Comitês de Avaliação de cargos, coordenando os trabalhos ou fornecendo informações para facilitar o processo de avaliação e classificação de cargos, visando à manutenção da estrutura de cargos e salários;

Orientar e acompanhar os processos de definição da remuneração nos casos de admissão, promoção e transferência de funcionários, e observar as normas e diretrizes do Plano de Cargos & Salários;

Acompanhar a evolução da estrutura de cargos e do quadro de pessoal, visando fornecer subsídios para as decisões relacionadas com organização, reestruturação, fusão ou cisão de departamentos ou divisões da empresa;

Acompanhar a legislação trabalhista, com relação ao PAT, assegurando sua correta aplicação, visando assegurar o cumprimento da legislação específica;

Supervisionar as atividades de análise, descrição, avaliação e classificação dos cargos: preparar tabelas, faixas salariais e procedimentos para movimentação salarial;

Preparar estudos referentes à evolução dos salários em relação aos indicadores econômicos;

Elaborar estudos relativos às práticas salariais adotadas pelo mercado e analisar a posição da empresa;

Supervisionar a aquisição dos Vales Refeição e Vales Transportes, através de contratos com empresas fornecedoras, providenciando a distribuição dos benefícios aos funcionários;

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo: Assistente de Administração de Pessoal
 Departamento:   Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
Executar as atividades Administrativas do departamento pessoal, orientar os funcionários com relação às normas da empresa dentro da legislação pertinente, visando o cumprimento das mesmas.
 3. Descrição das Tarefas
 

Executar tarefas relacionadas à administração de pessoal da empresa;

Controlar os cálculos da folha de pagamento, encargos trabalhistas, rescisões, férias, guia de recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal, visando o cumprimento dos prazos e determinações legais;

Manter atualizado o cadastro de funcionários;

Controlar todos os valores, a serem descontados em folha de pagamento, tais como farmácia, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, adiantamento salarial entre outros, visando a correta quitação desses débitos;

Classificar a folha de pagamento, conforme o plano de contas, para processamento através da  contabilidade;

Controlar o convênio de assistência médica, coletando os dados e preparando o processo para as inclusões solicitadas, distribuindo as carteiras

e informando aos usuários sobre o funcionamento do benefício;

Emitir relação para crédito em conta corrente bancária dos funcionários;

Emitir relatórios mensais com dados da Folha de Pagamento para efeitos de contabilização e controle de custos;

Preparar relatórios de DIRF, RAIS, Informe de Rendimentos, CAGED e outras obrigações acessórias relacionadas com a folha de pagamento;

Efetuar cálculos de rescisões, férias e outros relacionados com a folha;

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data:17/04/2008
 Título do Cargo:  Assistente de Recrutamento e Seleção
 Departamento:    Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
Exercer atividades de apoio na área de recrutamento e seleção.
 3. Descrição das Tarefas
 

Executar as atividades elaboradas para a concretização dos objetivos do setor;

Impressão dos relatórios elaborados e necessários para controle organizacional;

Agendar os candidatos para processo seletivo;

Prestar esclarecimento sobre vagas existentes; Organizar a recepção de candidatos, triagem;  Acompanhar o preenchimento das propostas de emprego;

Orientar candidatos e aplicar testes e provas, organizar currículos;

Anotar observações para facilitar a avaliação;

Encaminhar o candidato para a entrevista com o selecionador; encaminhar os candidatos aprovados para exames médicos e informá-los sobre documentos a serem apresentados;

Elaborar o treinamento dos quadros da empresa, para assegurar bons níveis

de satisfação e adaptação ao trabalho executado;

Conduzir programas de treinamento e integração de novos funcionários, visando sua rápida adaptação e entrosamento com as respectivas equipes;

 

                                      Descrição de Cargo
 1. Identificação Data: 17/04/2008
 Título do Cargo:  Assistente Treinamento e Desenvolvimento
 Departamento:    Recursos Humanos
 2. Missão do Cargo
 

Executar os procedimentos de apoio administrativo-operacional, das atividades das áreas de treinamento e desenvolvimento.

 3. Descrição das Tarefas
 

Executar serviços diversos de treinamento, abrangendo digitação de textos, manuais, apostilas, fichas de controle, material para curso, e preparação das salas;

Auxiliar no levantamento de necessidades de treinamento junto ás áreas envolvidas; providenciar a elaboração dos certificação dos respectivos cursos;

Preparar cronograma mensal de treinamento, programação de treinamento e convocações ou convites para treinamentos, enviar material para os devidos setores da empresa;

Organizar o local de treinamento, preparar todos os recursos necessários para o instrutor ;

Preparar material didático, como apostilas, material de distribuição avulsa, certificados de presença;

Separar lanche e café para os participantes;

Efetuar controle de presença de treinados dos cursos, fazendo anotações em registros próprios ou utilizando sistema de computador;

Manter controles e banco de dados sobre atividades e treinamentos ministrados, atualizando os dados cadastrais dos funcionários no que se relaciona ao treinamento;

Fazer a inscrição de participantes em cursos externos, tomando as providências relacionadas com datas, transportes, despesas e fornecendo

as informações necessárias aos participantes;

Manter atualizadas as informações sobre custos mensais e treinamento;

Manter cadastro de entidades fornecedora da área de treinamento;

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2 respostas para Implementação – DESCRIÇÃO DE CARGOS

  1. Interessante toda a descrição apresentada. Gostei. Apreciaria receber mais informações

  2. Cristiane disse:

    Muito bom ! Adorei o blog, espero receber sempre atualizações.

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