Conceito de Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade Total (TQM pelas siglas em inglês) consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais.
O TQM ( Total Quality Management ) tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços.
Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
O TQM, é composta de estágios, tais como: Planejamento, Organização, Controle e Liderança. Tanto qualidade quanto manutenção, são qualificadas de total porque cada empregado que participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa.
Atualmente a Gestão da Qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.
A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de Gestão da qualidade indispensável para as micros e pequenas empresas de todo o mundo.
A certificação da Qualidade, além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados.
Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais.
A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes.
As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade positiva de mudança.
Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem-vinda. Toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada.
Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a “qualidade” tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada.
As mesmas precisam pôr em prática as atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
Pode-se conceituar a Gestão da Qualidade como a tomada de decisão, após descobrir a diferença entre falhas, condição atual e o nível estabelecido por qualquer norma da qualidade.
As ações propostas ou realizadas para preencher essa necessidade podem ser consideradas como a política de gestão da qualidade.
A Gestão da Qualidade Total tem sido amplamente utilizada nas indústrias, na área de educação, no governo, serviços entre outros.
Ela está relacionada principalmente com a melhoria contínua em todo o trabalho, desde o planejamento estratégico e a tomada de decisão, até a execução detalhada dos requisitos nos serviços ou nas operações.

COMO A GESTÃO DE QUALIDADE PODE COLABORAR COM O DESEMPENHO DA EMPRESA

A situação do mercado, que passa por constantes mudanças indica que a demanda se tornará muito mais exigente, numerosa e difícil de aplicar dentro de um ambiente empresarial. O gerenciamento eficaz da qualidade vem para proteger e zelar pela reputação da empresa, ajudando a evitar os efeitos negativos da: não conformidades, como processos, ações, multas, riscos, custos ou penalidades que geram danos à reputação da organização.
É importante destacar que a solução além de trazer benefícios imediatos, suporta também o ciclo de melhoria contínua, isto é, o método PDCA que pode ser comum a qualquer processo e que gera melhoras significativas nas atividades e nos processos. A solução atende todas as fases do ciclo, desde o estágio de planejamento até a fase de ação corretiva.

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